Conteúdo gerado pelo usuário: mais do que avaliações de clientes (USG)

O conteúdo gerado pelo usuário (USG) é uma excelente estratégia para ganhar exposição para sua marca e ao mesmo tempo exibir conteúdo de seus clientes. O USG é mais do que apenas avaliações de clientes; equipes de marketing inovadoras estão encontrando maneiras de aproveitar o conteúdo do usuário de maneira eficaz para construir uma marca maior, gerar oportunidades de vendas e aumentar as vendas . 

Exploraremos o UGC e seus benefícios e compartilharemos como construir um plano de marketing envolvente e um processo de vendas que incorpore o conteúdo do usuário. 

O que é conteúdo gerado pelo usuário (UGC)?

O conteúdo gerado pelo usuário é o conteúdo autêntico que os clientes geram sobre uma marca específica. Pode resultar de uma estrutura de call to action encorajadora, inspiradora e fortalecedora que a marca estabelece para aumentar o interesse e gerar vendas. 

Embora as avaliações positivas dos clientes sejam a forma mais conhecida de conteúdo do usuário, o UGC vai além. UGC incorpora postagens de mídia social não patrocinadas e específicas da marca e conteúdo de plataforma online com imagens, texto, áudio, discussões e muito mais. 

O marketing de conteúdo – criação e distribuição de conteúdo online para um público-alvo – tornou-se um elemento crítico de comunicação com o cliente no marketing. A tecnologia impulsionou grandes mudanças na forma como os clientes consomem e se envolvem com o conteúdo, tornando o UGC uma ferramenta poderosa de marketing de conteúdo para reconhecimento da marca, confiança e aumento de vendas.

Quais são os benefícios do conteúdo gerado pelo usuário?

UGC é uma ferramenta poderosa quando usada de forma eficaz como parte de uma estratégia holística de marketing omnichannel. Algumas marcas desconfiam do UGC porque os consumidores detêm o poder sobre o conteúdo real gerado. No entanto, com a estratégia e a estrutura certas, o UGC pode beneficiar enormemente as marcas e tornar o marketing de conteúdo perfeito.

  • A publicidade baseada em UGC pode resultar em um aumento de 400% nas taxas de cliques, segundo a Joinbrands.
  • Power Review relata um aumento de 8,5% nas taxas de conversão para visitantes do site atendidos por UGC – e um aumento de conversão de 100,6% se eles interagirem com o UGC.
  • O UGC em um site pode resultar em um aumento de 20% no retorno de visitantes.

Por que o UGC é tão poderoso?

UGC tem a ver com a confiança do consumidor. As comunidades sempre compartilharam histórias e experiências. A tecnologia alargou o âmbito da partilha de experiências com plataformas online que permitem aos consumidores partilhar as suas experiências e ajudar outros a tomar melhores decisões sobre produtos e serviços.

UGC é uma versão tecnológica da publicidade boca a boca. A publicidade boca a boca já é uma ferramenta de marketing poderosa para qualquer empresa porque as pessoas tendem a confiar nas experiências autênticas de outras pessoas. Estas experiências ressoam porque as pessoas que as partilham não têm nada a ganhar; os consumidores podem ter uma visão real do produto ou serviço.

As marcas podem partilhar mensagens sobre os seus produtos ou serviços, mas quando outra pessoa espalha a mesma mensagem, os pares, amigos, familiares, colegas e até estranhos têm maior probabilidade de ouvir e confiar na mensagem.

As análises online são um elemento UGC que muitos de nós encontramos diariamente. Você pode buscar avaliações de usuários ao pesquisar férias ou comprar um item em um varejista online. Cada etapa da jornada do cliente é transparente, quer envolva produtos, serviços, embalagem, entrega ou qualquer outra coisa. Outros formulários UGC que os consumidores ouvem e confiam incluem postagens em mídias sociais, avaliações de pares, depoimentos, conteúdo de vídeo, postagens em blogs e sessões de perguntas e respostas.

As estatísticas do relatório State of User-Generated Content de 2022 ilustram o quanto os consumidores confiam e se envolvem com UGC: 

  • 72% dos consumidores confiam mais nas avaliações de colegas e depoimentos de clientes do que nas mesmas mensagens de valor da marca vindas diretamente de uma empresa.
  • Os clientes têm quase três vezes mais probabilidade de se envolverem com o conteúdo de mídia social de uma marca do que com qualquer outro conteúdo.
  • 76% dos consumidores compraram um produto por recomendação de outra pessoa.
  • 64% dos consumidores marcaram uma marca nas redes sociais.
  • 75% dos usuários afirmam que buscarão avaliações dos clientes antes de fazer uma compra. 

Está claro que para ganhar a confiança do consumidor, reter clientes e atrair novos negócios, é crucial fazer com que pessoas de fora da sua organização criem e compartilhem conteúdo sobre a sua marca. 

Como você incentiva o conteúdo gerado pelo usuário?

Para incorporar o UGC ao seu negócio e incentivar a participação do UGC, sua marca deve envolver os clientes em todos os níveis do funil de vendas. Estes são os quatro elementos do funil de vendas: 

  • Saber
  • Como
  • Confiar
  • Comprar

Você aumentará o USG nas duas primeiras etapas: 

  1. Saber. O conhecimento da marca é crucial. Envolve o marketing de sua marca e a comunicação de suas ofertas e crenças fundamentais. 
  2. Como. Use a narrativa em torno das crenças da marca para criar simpatia e empatia pela marca.

Nas próximas duas etapas, todo o potencial do UGC pode se expandir:

  1. UGC evolui com a confiança do cliente. O desafio é criar uma estrutura e motivação para que os consumidores expressem a sua experiência de marca de uma forma que beneficie a marca. Depois que os usuários geram conteúdo, deve haver uma metodologia para transmitir esse conteúdo e permitir o envolvimento.
  2. A compra ocorre com um ciclo contínuo de feedback e análise. Você monitorará e melhorará constantemente a experiência do usuário para fortalecer a marca, gerando vendas adicionais.

Como você pode receber e exibir conteúdo gerado pelo usuário?

Com plataformas de mídia social e online, existem inúmeras maneiras de as empresas exibirem conteúdo gerado pelo usuário. Os sites de mídia social são excelentes lugares para envolver os consumidores porque muitos de seus clientes passam tempo nessas plataformas.

Aqui estão algumas ideias: 

  • Campanhas sociais. O Tumblr e o Instagram permitem que os usuários postem comentários rápidos ou destaquem trabalhos. Por exemplo, uma campanha no Instagram de uma empresa de esgrima para envolver os usuários pode incluir clientes postando fotos de antes e depois de projetos de cercas concluídos. Um concurso TikTok pode encorajar influenciadores a experimentar seus produtos e realizar demonstrações.
  • Blogues. Um blog corporativo é outra maneira de envolver sua base de clientes. Incentive os usuários a comentar sobre o conteúdo significativo do blog que você criou. Convide clientes e especialistas do setor para contribuir com postagens de blogs convidados. O conteúdo especializado do blog ajuda a construir a confiança de sua marca, pois você fornece insights valiosos. 
  • Imagens geradas pelo usuário. As empresas podem pensar ainda mais fora da caixa e usar obras de arte geradas por usuários para decorar uma loja, pop-up ou estande de conferência. Uma campanha como essa poderia ser combinada com a mídia social. Por exemplo, tomando o exemplo da empresa de esgrima mencionado anteriormente, a empresa poderia pegar as imagens, explodi-las e usá-las para decorar um estande em uma conferência, mostrando seu trabalho a clientes reais. 

Trabalhe com sua equipe de marketing para projetar e implementar a campanha UGC certa para sua organização.